sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Coleção "Aurora"




Olá à todos!

Neste Círio a autora de jóias Mônica Matos desenvolveu em parceria com o designer italiano Stefano Ricci uma coleção em homenagem ao Círio de Nazaré. A maior festa religiosa do Pará e uma das maiores do Brasil.
Stefano é arquiteto e trabalha como designer de jóias há 35 anos para marcas como Bvlgari, Swarovisky e Smolensk diamonds, e já fez coleções para marcas como Rolex, Piaget, Bulova e Ferrari.
Além da coleção de jóias " Aurora" , que está exposta até o dia 30 de outubro no Parque shopping em Belém, ele também desenhou um broche para o manto da imagem de Nossa Senhora, que foi executado por Mônica Matos e entregue à arquidiocese na missa de apresentação do manto da imagem peregrina, que mostrarei no próximo post.

Agora vejam algumas das peças da coleção.


Basílica de Nazaré







Berlinda florida:







Santa com menino:








 Pulseira com berloques "ícones do Círio"





A corda:






Brincos do conjunto fogos:








Fitinha do círio customizada:




Que tal? O que acharam das peças, quem ainda não foi ver não deixe de dar uma passada no Parque shopping!

Abraços




Mônica










terça-feira, 25 de setembro de 2012

Notícias sobre Monica Matos - Jóias da Amazônia



Olá amigos!

Estou passando por aqui pra deixar alguns recortes sobre o que saiu por aí à respeito da minha nova coleção.
Andei meio sumida estes tempos pois ando acupadíssima com a próxima exposição, sobre o Cirío de Nossa senhora de Nazaré!
Além disso também estive participando de alguns eventos do setor joalheiro na Itália. Vamos às fotos das reportagens?

Esta foi a matéria que saiu no site "use fashion" .Quem quiser ver o conteúdo completo é só clicar aqui






Esta foi a que saiu no blog do pólo joalheiro - Espaço São José Liberto, que quiser ver mais é só clicar aqui







 Então amigos, esperam que tenham gostado das atualizações, já já trago novidades para vocês!


Abraços



Monica Matos







sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curuatá


O Curuatá



O Curuatá, que também é chamado de croatá ou curatá, dependendo da região amazônica, é o invólucro das flores das palmeiras nativas, como o açaizeiro, o inajazeiro ou o buritizeiro, e é utilizado por índios e ribeirinhos para o transporte dos frutos do acaí depois de apanhados, de dentro da floresta até o seu local de comercialização ou consumo.




E foi este importante item da cultura local que inspirou a autora de joias Monica Matos à criar a peça de cobre que inscrita no concurso "bijoux d'autore" na Itália.

A peça Curuatá:








Visitem a página da Incontri e eventi e conheçam o concurso : http://www.incontrieventi.it/



Fotos: Bianca Ribeiro
Modelo: Carolina Silva
Autora de Jóias:  Monica Matos

Coleção "digitais da Amazônia"


Estas são algumas das peças desenvolvidas para a acoleção de biojóias "digitais da amazônia" produzidas por Monica Matos e Paulo Tavares.


Brincos " serpente"




Anel e conjunto "cardume"




Pingente e conjunto "pau-brasil"





Anel "Seringa"



Pingente "folha"



Colar com pingente "galho"



Pingente " Macaco"



Brincos " Cascas"



Anel " tartaruga"




Fotos: Bianca Ribeiro
Modelos: Norrany Monteiro e Carolina Silva
Joias: Monica Matos e Paulo Tavares

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Lançamento da coleção "digitais da Amazônia"


Lançamento da exposição "digitais da Amazônia" dia 26 de maio de 2012.




A partir de técnicas inéditas de ourivesaria, Paulo Tavares juntou toda a experiência de anos de pesquisas e de trabalho na banca de ourives ao talento criativo de Mônica Matos para criar peças exclusivas, que retratam a fauna, a flora e toda a biodiversidade da floresta e da cultura amazônicas.

As gemas vegetais, uma criação de Paulo Tavares a partir de resinas naturais, se harmonizam com o brilho da prata e a textura das fibras naturais para formar uma coleção denominada “Digitais da Amazônia”. São peças que trazem para o mundo da joalheria as nervuras das folhas, o retorcido dos cipós e galhos, as múltiplas formas dos animais que habitam esse universo tão particular, como macacos, borboletas, peixes, serpentes e tartarugas.







As peças refletem ainda o trabalho paralelo desenvolvido pelos dois artistas da joalheria, que inclui um projeto de geração de renda para comunidades do interior do Estado e o mapeamento e distribuição de mudas de Pau Brasil.

A árvore símbolo do país é uma das inspirações de algumas joias, como o anel “Seringa”, que se transforma em pingente (joia inspirada na forma da semente da Seringueira e composta com gema vegetal da resina do Pau Brasil) e o conjunto “Pau Brasil”, formado por pingente, colar e anel, reproduzindo a forma das lascas da palmeira, descartadas naturalmente pela natureza.




O pigmento que dá cor a cada gema é extraído de cascas, flores, folhas, frutos e raízes descartados pela natureza ou pelo homem. A partir daí, o material é estabilizado na resina, na forma desejada. Segundo Paulo Tavares, as gemas vegetais têm três grandes vantagens: financeira, social e ambiental. Ele lembra que, além das formas e cores mostradas na coleção, já está produzindo gemas em outras formas, como camafeus e em formato de cabochão. E a lapidação facetada também já está sendo testada.





A coleção, que já esteve exposta no Espaço São José Liberto, numa promoção do Igama, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), terá continuidade com outras peças, cujos embriões estão guardados na natureza, esperando apenas ser descobertos pela sensibilidade e criatividade de Paulo Tavares e Mônica Matos.  


FOTOS DAS PEÇAS: BIANCA RIBEIRO
FOTOS DE PAULO TAVARES E MÔNICA MATOS: IGAMA/DIVULGAÇÃO
TEXTO: TRECHOS DO TEXTO DE LUCIANE BARROS E SOCORRO COSTA: ASCOM/IGAMA PARA O BLOG DO "ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO".



domingo, 20 de maio de 2012

Post inaugural do blog - conheça um pouco do trabalho de Monica Matos



Biojóias da Amazônia são jóias confeccionadas através da combinação de metais nobres como ouro e prata à sementes, madeiras e pedras preciosas da Amazônia, unindo delicadeza e bom gosto a uma naturalidades da formas orgânicas da natureza.

Na categoria "joalheria de autor" em que o artista cria e executa peças únicas desvinculado das tendências da joalheria comercial, a autora de jóias Monica Matos faz peças combinando metais nobres e gemas com materiais alternativos como vidro, madeira e  resina de cascas e outros elementos amazônicos.  Nessas peças feitas à mão pela própria artesã você pode perceber a delicadeza e a sutileza desses elementos naturais.


Peça "feitiço da lua"